Candidatura luso-galaica a Património Imaterial a “um passo” de registo na UNESCO

A candidatura luso-galaica ao Registo de Boas Práticas com o Património Cultural Imaterial recebeu um relatório favorável, “passo” considerado “essencial” para a sua inscrição na lista da UNESCO, foi esta terça-feira divulgado.

Num comunicado enviado às redações, a Associação Cultural e Pedagógica Ponte… nas Ondas!, que realiza atividades educativas e culturais na Galiza e Portugal, explicou que, com o “relatório de registo favorável”, a candidatura estará em cima da mesa na reunião do 17.º Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, a realizar em Rabat, Marrocos, no final deste mês, sendo “inscrita no Registo de Boas Práticas da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO)”.

“O comité de avaliação parabeniza os Estados membros por um arquivo bem elaborado que destaca a participação das comunidades na salvaguarda do património cultural imaterial partilhado. Os examinadores apontam que o Ponte… nas Ondas!(PNO!) pode servir como modelo internacional aplicável em outras áreas geográficas”, destaca a associação que formalizou a candidatura, em março de 2021.

Fonte: dn.pt, 8 Novembro 2022

Leia o artigo original aqui.

Partilhe este artigo nas suas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *