Centro de Estudos Galegos da Universidade do Minho comemora 25 anos e comemora com a conferência por Ramón Villares e apresentação de livro por presidente da CCDR-N

O Centro de Estudos Galegos (CEG) da Universidade do Minho (UMinho) inicia a comemoração das suas bodas de prata na próxima sexta-feira, dia 18 de novembro, com duas atividades académico-culturais em Braga, abertas à comunidade.

Pelas 9h30, o historiador Ramón Villares, professor catedrático emérito da Universidade de Santiago de Compostela e professor honoris causa da UMinho, profere a conferência “As migrações galegas e as suas remessas visíveis e invisíveis”, no auditório da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH), no campus de Gualtar. A sessão insere-se nas atividades da disciplina de Literatura e Cultura Galegas da UMinho.

Mais tarde, às 18h30, a Livraria Centésima Página, no centro da cidade, acolhe a apresentação do livro “Galiza, terra irmã de Portugal”, de Ramón Villares, com comentários do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional da Região Norte (CCDR-N), António Cunha. A obra foca a história e as identidades do noroeste peninsular, que pode alcançar uma nova dimensão no quadro da União Europeia. O momento prevê, ainda, intervenções da Reitoria da UMinho, bem como do presidente da ELACH, João Cardoso Rosas, e do coordenador do CEG, Carlos Pazos-Justo. No final, há o corte do bolo de aniversário e um porto de honra.

Fonte: anacao.sapo.pt, 12 Novembro 2022

Leia o artigo original aqui.

Partilhe este artigo nas suas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *