V. N. Cerveira: “O grosso do orçamento do POCTEP deve ser gerido e aplicado nas regiões verdadeiramente de fronteira” – Rui Teixeira

Foi com esta reivindicação que o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e vice-diretor do AECT Rio Minho, Rui Teixeira, presidiu à abertura da sessão de esclarecimento sobre as medidas do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, dinamizada pela APIMIL – Associação dos Apicultores de Entre-Minho e Lima. O encontro, que decorreu, esta terça-feira, no Auditório da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira, teve como oradores Nuno Almeida, representante da CCDR-N, e Xose Lago Garcia, Subdiretor-Geral de Ação Exterior e Cooperação Transfronteiriça União Europeia – Xunta de Galicia, além da presença do deputado da Assembleia da República, Jorge Mendes, e de representantes de entidades de ambos os lados da fronteira.

Destacando a “grande dinâmica” afeta ao território da Eurocidade Cerveira-Tomiño, Rui Teixeira afirmou que “o desenvolvimento de projetos estratégicos preponderantes para as populações dos territórios transfronteiriços tem de ser apoiado por instrumentos financeiros europeus, e o POCTEP assume um papel fundamental, pois os orçamentos municipais são escassos”. Neste sentido, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e também vice-diretor do AECT Rio Minho reiterou “a necessidade dos fundos do POCTEP serem aplicados na fronteira, o que infelizmente nem sempre acontece, pois, a mancha de fronteira em Portugal quase que abrange todo o território, ficando apenas de fora Lisboa”.

Fonte: jornalc.pt, 7 Fevereiro 2023

Leia o artigo original aqui.

Partilhe este artigo nas suas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *