Capital da Cultura do Eixo Atlântico: Lugo conta com nove atividades até final de maio

A cidade de Lugo, na Galiza, conta com nove atividades até o final do mês de maio no âmbito da Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2023.

Esta sexta-feira arranca a Exposição “Semana Santa, tradición secular”, no Claustro da Catedral, de segunda-feira a sábado. Uma mostra sobre esta data não apenas no âmbito religioso, mas também histórico, cultura e social.

O dia 28, pelas 20:30, ainda em local a confirmar, decorre a Gala Lucus Moda Atlántica, que vai ser de promoção e divulgação do comércio e desenho de moda do noroeste peninsular.

A primeira de maio, e que vai decorrer durante todo o mês, será a Exposición Cómic, no Museo Interactivo da Historia de Lugo. A mostra vai trazer diferentes narrativas de banda desenhada de autores galaico-portugueses. A exposição arranca no dia 1 e vai até ao dia 31.

Outras duas atividades começam no dia 2. O Tour de Talento, que decorre até ao dia 7, que vai ser uma reunião de jovens talentosos em distintos âmbitos.

O Ciclo de conferencias “Gallaecia: pasado común do Noroeste peninsular”, que decorre até ao dia 30 no Vello Cárcere, vai reunir diversos palestrantes para falar sobre o passado e falar sobre paisagens, clima, cultura e outros temas.

No dia vai ocorrer o “‘De perdidos, ao Miño’. Encontros pola igualdade, diversidade e inclusión”, no Paseo Fluvial, zona da Ponte Romana, que vai ser uma reunião de atividades lúdicas para refletir sobre a diversidade e igualdade e a inclusão na sociedade atual.

Neste mesmo local, entre os dias 13 e 14, ocorre o Mercadillo no río, que será um mercado de produtores e artesãos galaico-portugueses.

Os dias 15 e 16 estão reservados para o Encontro de Dança Universitária, em local ainda por confirmar. Grupos de baile de universidades galegas e portugueses vão se apresentar.

O dia 21 de maio vai receber, novamente no Paseo Fluvial, a Mostra de jogos tradicionais galegos e portugueses.

Recorde-se que Lugo sucedeu a Braga como Capitual de Cultura do Eixo Atlântico. A programação arrancou em fevereiro e se prolonga até novembro.

Criado em 2014, o programa do Eixo Atlântico pretende promover a criação e o acesso à cultura tanto na Galiza como no Norte de Portugal.

Fonte: ominho.pt, 13 Abril 2023

Leia o artigo original aqui.

Partilhe este artigo nas suas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *