Irlandeses e espanhóis investem 4 mil milhões em eólicas no mar de Viana do Castelo à Galiza

A IberBlue Wind anunciou hoje o primeiro projeto transfronteiriço para parque eólico ‘offshore’ flutuante de até 1,96 gigawatts, na fronteira entre Portugal e Espanha, no Atlântico Norte, num investimento que pode superar os 4.000 milhões de euros.

Em causa estão os projetos Creoula e Juan Sebastián Elcano “que terão aproximadamente 109 turbinas e ocuparão uma área de 530 quilómetros quadrados ao largo das costas do Alto Minho, em Viana do Castelo, e Pontevedra”, refere em comunicado a IberBlue Wind, uma ‘joint-venture’ irlandesa e espanhola criada para a promoção de parques eólicos ‘offshore’ flutuantes na Península Ibérica. Esta ‘joint-venture’ agrega o grupo irlandês Simply Blue e as empresas espanholas Proes Consultores e FF New Energy Ventures.

O investimento global para a construção e manutenção dos dois parques pode exceder os 4.000 milhões de euros e gerar mais de 5.000 postos de trabalho, refere a mesma informação, com a empresa a estimar que, quando estiverem operacionais, aqueles parques terão a capacidade de fornecer eletricidade a mais de um milhão de casas.

Fonte: ominho.pt, 11 Abril 2024

Leia o artigo original aqui.

Partilhe este artigo nas suas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *