O javali que pôs as bandas portuguesas a cantar em galego nos anos 90: uma história desconhecida, entre Portugal e a Galiza

Nos anos 90, “Xabarín Club”, um programa de televisão infantil da TV Galicia, convenceu Xutos & Pontapés, Sitiados, Gaiteiros de Lisboa, Sérgio Godinho, Kussondulola, Despe & Siga e muitos outros a mudar de sotaque. O resultado é memória coletiva de uma geração de galegos – e uma história que pode recordar aqui.

Numa tarde chuvosa, uma menina de oito faz os trabalhos de casa em frente ao televisor e, entre tabuadas e leite achocolatado, canta: «hoje sou um punk, amanhã já verei». A imagem é inventada, mas podia retratar a tarde de uma casa galega em meados dos anos 90. Mulher feita, a protagonista estaria hoje entre os muitos punks, roqueiros, indies, amantes de pop, folk ou reggae cuja primeira educação musical foi um programa de desenhos animados chamado Xabarín («Javali», em português). Pouco depois de ir para o ar, a 18 de Abril de 1994, o projecto passou a juntar Club ao nome porque tinha sócios. Muitos. Ao fim de cinco anos eram 136 mil, quase 60% da população entre os cinco e os 14 anos naquela região autónoma espanhola. Tinham um cartão pessoal e no aniversário ansiavam por ver a sua foto no ecrã. O programa da Televisión de Galicia (TVG) tornou-se um impactante fenómeno social e em poucos anos gravou dezenas de canções, produziu vídeos musicais e organizou digressões de concertos. Pelo caminho, saltou a fronteira a Sul para mostrar sons lusófonos a nenos e nenas.

Fonte: expresso.pt, 25 Abril 2023

Leia o artigo original aqui.

Partilhe este artigo nas suas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *