O concelho de Gouveia vai receber, de 29 de abril a 01 de maio, mais de meia centena de voluntários de Portugal e da Galiza, em ações práticas de controlo de espécies exóticas invasoras na serra da Estrela.
A presença dos voluntários, nas aldeias de Figueiró e Freixo da Serra e na cidade de Gouveia, no distrito da Guarda, ocorre no âmbito do 4.º Encontro Transfronteiriço “Vemo-nos no Monte”.
O projeto europeu “Vemo-nos no Monte” é uma iniciativa de voluntariado e de formação ambiental transfronteiriça, que pretende alertar para o problema das plantas exóticas invasoras e fomentar uma rede de brigadas cívicas.
“A iniciativa parte da experiência das Brigadas Deseucaliptizadoras que foram iniciadas, em 2018, pela associação galega Verdegaia, e rapidamente se tornaram uma rede cívica de intervenção em territórios sob risco elevado de incêndios florestais”, segundo os promotores.
Ao longo de 18 meses, o projeto “Vemo-nos no Monte” organiza jornadas práticas e teóricas nos concelhos de Seia e Gouveia, na Serra da Estrela, distrito da Guarda, na zona fronteiriça da serra do Gerês e em territórios galegos (Espanha).
Após encontros em Frádigas (Seia), Moaña (Galiza) e na serra do Gerês, “o projeto ruma agora novamente à serra da Estrela para três dias de ações e aprendizagem nas aldeias de Figueiró e Freixo da Serra e na cidade de Gouveia”.
Fonte:diarioviseu.pt, 22 Abril 2023
Leia o artigo completo aqui.