O Santuário de Nossa Senhora da Peneda é uma perfeita simbiose entre a deslumbrante natureza e o trabalho do homem ao construir uma igreja e uma alameda em escadaria com cerca de 300 metros ladeada de 20 capelas e várias estátuas. A romaria é no início de setembro e pode vir a fazer parte da lista portuguesa de Património Cultural Imaterial.
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) avançou com a proposta de classificação do Santuário de Nossa Senhora da Peneda, no concelho de Arcos de Valdevez, como Monumento Nacional.
Ao património físico junta-se um valioso património imaterial com as práticas religiosas e pagãs da romaria que se procura igualmente inscrever no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
As construções – igreja, capelas, escadaria – são todas em granito. Tal como a encosta enorme, com uma cascata no topo, que acompanha o santuário.
No vale profundo vemos ainda campos agrícolas a acompanhar a longa escadaria e a aldeia de Peneda que se ergue na outra encosta.
É um sitio ermo, um vale escondido na serra da Peneda e que faz parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
O santuário foi construído a partir do século XVIII e a igreja foi terminada em 1854.
Fonte: viagens.sapo.pt, 17 Agosto 2023
Leia o artigo original aqui.