A Porto Design Biennal 2023 vai levar a espaços culturais de Porto e Matosinhos 11 exposições.
O tema desta edição tem o nome “Ser Água: Como Fluímos e nos Moldamos Coletivamente” e realça as temáticas do Ambiente e dos recursos climáticos.
O evento arranca a 24 de outubro , depois do mau tempo ter levado a um adiamento da data original.
Do passado ao futuro da Galiza
Em todas as edições, há um país que é convidado a participar na Porto Design Biennal. Desta vez, a região da Galiza foi a escolhida.
A decisão, curiosamente, foi tomada previamente à escolha da água enquanto tema do evento, segundo conta Fernando Brízio à Renascença. Contudo, “é uma escolha brilhante” para o curador-geral.
“Quando comecei a trabalhar vi que a separação entre água e terra não existe, está sempre em mutação. A fronteira também não existe. Os rios que ligam Portugal e Espanha são raízes interligadas”, refere.
Este convite manifesta-se na exposição “Galiza. Processos e Formas”, com a curadoria de David Barro, que será inaugurada às 18h00 de 24 de outubro, na Galeria Municial de Matosinhos.
Numa visita antecipada, o responsável do trabalho diz à Renascença que pretende “contar a minha história do que é o passado, o presente e o futuro” do design galego.
Fonte: rr.sapo.pt, 22 Outubro 2023
Leia o artigo original aqui.