O projeto luso-galaico “Ponte nas Ondas”, que em 2022 foi reconhecido pela UNESCO como modelo de boas práticas de salvaguarda de Património Cultural Imaterial, vai ser implementado em 20 centros escolares da Galiza.
“A Galiza será pioneira em contar com centros que trabalham com um modelo de boas práticas reconhecido pela UNESCO e que vai ser referência a nível internacional, pois não existe atualmente nenhuma rede de ensino formal deste tipo impulsionada por um Governo”, realça a Associação Cultural e Pedagógica Ponte…nas Ondas!
Em comunicado enviado às redações, a associação indicou que a implementação daquele programa educativo foi confirmada na última semana pelo Conselho de Educação da Junta da Galiza.
Segundo a associação, “a implantação deste modelo tem como finalidade a salvaguarda do património cultural imaterial mediante a sensibilização das gerações mais novas a partir da escola com atividades culturais e pedagógicas”.
Para a associação, “o sistema educativo galego será, assim, um exemplo em matéria de sensibilização com o património desde a infância”.
Fonte: portocanal.sapo.pt, 15 Novembro 2023
Leia o artigo original aqui.