Porto ganha neste verão seis novas companhias aéreas

2023 poderá ser um ano histórico” para a região de turismo do Porto e Norte de Portugal. Esta é a convicção de Luís Pedro Martins, que acaba de iniciar um novo mandato à frente da agência de promoção turística do Porto e Norte, assente na captação de seis novas companhias aéreas que neste verão vão iniciar operação para o aeroporto Francisco Sá Carneiro. A israelita Sun D” Or, a Austrian Airlines, a Air Baltic, a Norwegian, a Scandinavian Airlines e a islandesa Play já agendaram a sua estreia nos próximos meses. A conectividade aérea – fator que considera crítico para o sucesso do território -, será também reforçada no estio com novas rotas por transportadoras com conhecimentos firmados do mercado, como a Ryanair, Easyjet e Eurowings.

Mas, ainda assim, não chega para responder aos anseios de crescimento da região. Como aponta o também presidente da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, “o mercado europeu não nos oferece preocupação, porque estamos bem servidos e registámos que as companhias que voavam para o aeroporto em 2019 não só recuperaram as rotas como em muitos casos reforçaram a oferta”. Já o mesmo não se pode dizer dos de longa distância. “Mercados como os EUA, Brasil, Canadá, Ásia e Pacífico são muito importantes, de maior valor, visitam-nos em contraciclo ao que é o verão, dando um forte contributo para combater a sazonalidade e permitindo aumentar a estadia média, mas nestes casos faltam ligações”.

Na mesa de trabalho, está também a preocupação com a retenção de talento, a melhoria dos produtos turísticos, o desenvolvimento de novos modelos de comercialização, a criação de um cluster de turismo da eurorregião Norte de Portugal/Galiza e a expectativa de que a ligação ferroviária a Espanha pela linha do Douro seja concretizada.

Fonte: dinheirovivo.pt, 21 Janeiro 2023

Leia o artigo original aqui.

Partilhe este artigo nas suas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *